sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Roseta do Mané da Angolinha. (-Tô vendendo pelo preço que comprei-)



O Mané da Angolinha era um sujeito moreno, lá da região de Cornélio Procópio(Paraná),sensível, de coração mole, era tão bom que até doía. Quando tinha 19 anos se apaixonou perdidamente pela Rosa da Zefinha, uma mulatinha sem defeitos, risonha, bonita, esperta e muito comunicativa. Depois de quatro meses de namoro se casaram e foram morar na fazenda do Seu Valdemar Honorato. A Rosa da Zefinha ficou grávida e a vida parecia correr muito bem para os dois. Finalmente a criança nasceu ! Loira, olhos verdes, pele branquinha, um verdadeiro anjinho que tinha a cara do Seu Valdemar Honorato.
O Mané da Angolinha que não era bobo nem nada, sumiu do mapa e foi morar lá pelas bandas de Capetinga. Fez porém um juramento aos pés da primeira cruz que encontrou na estrada, assim:Muié é bicho marvado/Que engana até Satanais/Se Deus quisé desse bicho/Não quero sabê nunca mais.
O tempo foi passando e o Mané da Angolinha se isolou do mundo, até que um dia ,cansado da solidão,comprou uma égua preta. Cuidou da bichinha com carinho até que ela ficou uma belezura. Colocou o nome na égua de Roseta e fez o primeiro verso para ela, que era mais ou menos assim:O homem nasce chorando/E morre fazendo careta/Não pude ficar com a Rosa/Mas sou feliz com a Roseta.
O Zé do Julio que me contou essa história, mostrou-me também quatro cadernos cheios de poemas e declarações de amor que o Mané fez para a Roseta, a égua mais querida e amada nesse mundo. Também contou-me que depois que a égua Roseta morreu, o Mané da Angolinha começou a beber até que um dia encontraram-no morto com um bilhete na mão que dizia o seguinte:A vida perdeu o sentido/Depois que perdi minha Preta/Vou embora desse mundo/Vou me encontrar com a Roseta.
No dia de finados passado, eu e o Zé do Julio tomamos umas cachaças e fomos no cemitério visitar o túmulo do Manuel Serafim dos Anjos, mais conhecido como Mané da Angolinha.Depois de rezarmos para nosso amigo, pedimos a ele uma luz para os nossos problemas. E para a nossa surpresa, escutamos uma voz que parecia vir do além dizendo assim: comprem uma égua ! Comprem uma égua ! Ou morram de tanto tomar cachaça ! Ou morram de tanto tomar cachaça !

Nenhum comentário:

Postar um comentário