sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Herculano



Tudo aconteceu alguns dias depois que Herculano perdeu sua carteira de identidade, apesar de ter apenas 41 anos, entrou numa perrengueza danada, não tinha vontade de nada, não trabalhava,falava pouco, comia pouco, dormia pouco, porém fumava muito. A tristeza, a tosse e a magreza foram tomando conta dele. As vezes desmaiava, então era levado para tomar soro no hospital, isso o reanimava por uns dias, depois a situação piorava novamente.
A família preocupada arrumou-lhe um psicólogo, depois um psiquiatra e até um psicanalista. Tudo em vão, não se conseguiu nenhum progresso. Buscaram então ajuda espiritual de padres, médiuns espíritas,benzedeiras e pastores, nada adiantou. Decidiram então, como último recurso, buscar a ajuda de um famoso pai de santo da cidade de Feira de Santana(BA), chamado de Pai Nicanor, que tinha como clientes gente famosa como Xuxa, Lula, Madona, Roberto Carlos e até Pelé.
Finalmente chegou o dia da consulta com o Pai Nicanor. Herculano passou pelo ritual do banho, vestiu roupas brancas, foi perfumado com ramos de alecrim, sendo a seguir apresentado ao grande mestre macumbeiro que fumava um charuto. Pai Nicanor ao ver Herculano arrepiou-se todo, colocou as mãos na cabeça, fez o saravá e disse: “Tá empesteado da cabeça aos pés, a alma tá contaminada
e o espírito tá desorientado lá para as bandas do paranumbá. Vô resolver o caso no Terreiro, num dia de lua cheia e tem que ser numa sexta-feira 13 de agosto. Preciso no entanto que me tragam sete mulheres virgens, sete homens que nunca traíram,sete crianças que nunca mentiram, sete gordos que comem pouco e sete palhaços que nunca trabalharam em circo
Eis que chegou o grande dia ! Lá estavam sete freiras, sete padres, sete crianças de colo, sete palhaços e o mais fácil de todos, sete gordos que comem pouco, pois todo gordo vive se justificando que come pouco. Todos foram conduzidos ao terreiro ao som de tambores e música africana.
Pai Nicanor elevou as mãos para o céu, fez a dança do rodopio, virou os olhos, curvou as pernas, deu sete baforadas no charuto e transformou-se no famoso Pai João, que apareceu com a Identidade de Herculano na mão. Pai João então disse: Vóis miçè perdeu a Identidade mizifio, num sei quem, num sei quando e num sei onde, fez um trabáio procê, o trabáio do rabinho no ó. Em seguida entregou a Identidade a Herculano, que sorriu, olhou com satisfação o documento e saiu correndo do terreiro com um jeito todo espalhafatoso.
Depois que tudo voltou ao normal, perguntei ao Pai Nicanor o que era o Trabalho do rabinho no ó ?
È simples, quando você coloca um rabinho no “o”, ele se torna “a”. Ele se chamava Herculano ao perder a Identidade, agora com o rabinho no o, passou-se a chamar Herculana com a nova identidade.
Perguntei ainda, como o senhor conseguiu isso ? - Ele sorriu e disse: todo homem quando perde a Identidade, precisa imediatamente de outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário