sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Fofoqueira


Se você quiser ficar atualizado sobre Cássia e seus habitantes, basta falar com ela, pois ela sabe de tudo o que acontece por aqui. Ela conhece muito bem os bastidores, os porões e os podres da sociedade Cassiense. È temida por muitos, pois sua língua é afiadíssima. Já foi xingada e até ameaçada de morte, mas, porém, todavia, contudo...no final da fritada dos ovos, ela continua soberana, intacta e perigosa. Eu, pessoalmente, trato-a com muito carinho e cuidado, mesmo assim já estive na ponta de sua língua.Na verdade não sei porque, pois me comporto como um verdadeiro santo, assim como todos os Cassienses. Dizem as más línguas, que ela se alimenta mais de fofoca e de intrigas do que com comida de verdade. Dizem também que, por uma questão de segurança, ela tem registrado num grande caderno, as maiores e mais cabeludas fofocas de Cássia. Confesso que fico arrepiado só de pensar ! Jesus me abana ! Tô curiosíssimo para ler esse caderno, lógico que pelo aspecto histórico-social, pois afinal eu odeio fofocas e fofoqueiros.
De três a quatro vezes por semana, muito discretamente, falo com ela pelo telefone, conversamos sobre assuntos pertinentes a nossa comunidade, trocamos idéias sobre alguns acontecimentos recentes, mas , por incrível que pareça nunca falamos de fofoca.
Outro dia dei de cara com um artigo maravilhoso de um psicólogo americano, que falava sobre a importância das fofocas e dos fofoqueiros nas pequenas sociedades. Segundo ele, diante da permissividade abusiva dos dias de hoje, a fofoca funciona como fator inibidor e moderador dos excessos cometidos nas médias e pequenas sociedades. Apesar de achar que nada justifica a fofoca, tenho que concordar que esse psicólogo usa uma lógica bastante razoável para explicar e justificar a importância da fofoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário