terça-feira, 17 de agosto de 2021

O DOUTOR e o meu pai.

Há muitos anos atrás...aqui em Cássia...havia um brilhante  DOUTOR. Além de muita sabedoria...ele tinha uma oratória invejável. Meu pai era fã dele. E, apesar da distância intelectual que os separava...criou-se entre eles uma grande amizade. 

Meu pai(Bento da Vitamina) era comerciante de frutas e verduras...ali na Praça Barão de Cambuí. Todas terças e sextas feiras ele ia em Franca fazer compras...e era num daqueles dias que o Doutor  vinha no comércio de meu pai...fazer suas compras de frutas e verduras bem fresquinhas.

Naquele tempo as pessoas compravam a prazo no comércio local...por um sistema chamado de CADERNETA. Isso é, todos os itens comprados eram anotados DETALHADAMENTE numa caderneta em nome do cliente.

Naquela época eu ajudava o meu pai no comércio e desenvolvi uma certa antipatia pelo Doutor. Pois ele, por exemplo, na hora da compra... colocava tomates na balança...se o peso dos tomates era de 4 quilos e 600 gramas...ele dizia para o meu pai: Bento...anota aí...4 quilos de tomate. E meu pai anotava os 4 quilos na caderneta. E assim se sucedia com todas as mercadorias que ele comprava. Ou seja...ele sempre estava levando vantagem. Eu ficava puto da vida, pois achava que ele estava enganando o meu pai.

Foram anos acontecendo isso. E apenas uma vez questionei meu pai sobre a sua atitude de se deixar ser enganado. E ele me disse: Fica quieto...porque eu sei o que estou fazendo.

O Doutor foi embora de Cássia...meu pai continuou no comércio. Mas a amizade entre os dois continuou. Pois todas as vezes que ele(Doutor) passava por Cássia...dava uma paradinha no comércio de meu pai.

E numa dessas paradinhas do Doutor...eu resolvi questionar o meu pai mais diretamente...sobre o por que que ele deixou o Doutor enganá-lo por tanto tempo ?

Meu pai me olhou com um sorriso bem tranquilo e disse-me: O DOUTOR PUNHA O "PESO" QUE ELE QUERIA...E EU PUNHA O "PREÇO" QUE EU QUERIA NA CADERNETA...rsrsrrs




Nenhum comentário:

Postar um comentário