Amor tem que ser declarado...
cantado...poetizado.
Amor que fica escondido...
é muito doído.
Amor tem que ser declarado...
cantado...poetizado.
Amor que fica escondido...
é muito doído.
O ZÉ DA MÃE...irmão da Maria do Major...foi um grande personagem de nossa cidade. Saía todos os dias, sempre sorridente pela cidade, com a sua bicicleta. Morava na Comendador Antenor Machado...quase em frente a casa do Seu Olívio Rossato. Tinha a alma generosa e inocente como uma criança. Tinha a característica de falar um pouco gritado. Quando ele passava na rua...eu sempre lhe perguntava: Onde cê vai ZÉ ? E ele respondia: Vô dá umas andadas por aí. A última vez que nos encontramos foi no Bar do Augusto(perto da Rádio). Comemos pastéis, coxinhas, tomamos refrigerantes e colocamos a prosa em dia. Depois disso o ZÉ virou ANJO.
Montado em sua velha MAGRELA...lá vai o ZÉ DA MÃE...O ZÉ LIBERDADE. Não tem pressa...não tem compromisso...passeia sereno pela cidade.
Vai para o CANTAGALO...Vai para o SÃO GABRIEL...estaciona no Bar do AUGUSTO e come um gostoso pastel.
Cumprimenta o NENÊ SAPATEIRO...entra na Coronel Saturnino...Sorri para uma linda moça...brinca com um menino.
Cantarola uma canção...solta uma gostosa risada...na Farmácia do Missênio...o ZÉ faz outra parada.
A rotina continua...a vida não pode parar...E Cássia é tão bonita...para o ZÉ passear.
ZÉ DA MÃE é gente nossa...Cassiense de verdade...ALMA PURA e INOCENTE...mais um ANJO da cidade.
Tua incrível doçura...passeia em mim toda hora...de um jeito tão delicioso...que queria que ela nunca mais fosse embora.
De repente as coisas mudaram de direção...e o que era sim tornou-se não......Mas quando olhastes para mim...percebi que nos teus olhos ainda havia um sim.
Meu pai dizia: Quando um sonho vai embora...é porque outro está chegando.
Quando os teus pensamentos brincam de encontrar alguém...Podes ter a certeza...QUE AÍ TEM !
Me leve pra dançar, sonhar e brincar nos Jardins da Realidade. Pois para mim...isso é que é Felicidade.
Descobri que você não é apenas um sonho...É muito mais do que isso. Você é uma realidade...que está morrendo de vontade de acontecer.
Passastes na Rua de meus Sonhos...
me destes um sorriso delicado...
e deixastes a fragrância de tua doçura...no meu olhar apaixonado.
Coração é igual a passarinho...não sabe o que fazer com as asas...quando fica sozinho.
A gente brinca de querer...brincando nos céus da virtualidade...a procura das nuvens da felicidade.
AhavaEL é o Anjo de DEUS...que cuida exclusivamente do AMOR.
AtsuvEL é o Anjo de DEUS...que cuida exclusivamente da DOR.
VOCÊ é uma TERNURA que dança...
Como uma doce e inocente criança...
A todo momento...no Baile de meus Pensamentos.
A melhor terapia que existe é o brincar...não importa a idade. Por favor...leve isto muito a sério !
A gente tem a mania de chamar TUDO o que é perto do distante...ou distante do perto...de
VIRTUALIDADE.
Quero te amar na beira do mar...
Nossa cama será a areia...
Me aguarde meu bem...
Chegarei na próxima lua cheia.
Te esperarei sempre...
na Rua das loucuras...
No dia que você vier...
traga apenas a tua doçura.
Você chega como SOL...
Trazendo brilho e quentura...
E me deixa aqui sonhando...
Com as mais doces loucuras.
Texto escrito em 2.007...mas bem atual.
O nome NOÉ vem da língua Hebraica e quer dizer CONSOLO(Ajuda). Por sinal um significado muito apropriado...para esse nosso queridíssimo ex vereador aposentado.
Todo mundo conhece o NOÉ...figura carimbada da política local. Homem simples, educado, comunicativo, generoso...que nasceu para servir o próximo.
NOÉ fica pouquíssimo dentro de casa...o que ele gosta mesmo é de ficar no meio do povão. Vive correndo com doentes para o Pronto Socorro e Hospitais da região. A todo momento as pessoas o procuram...e a resposta é sempre a mesma: "NÓIS VAI VÊ SE DÁ UM JEITO."
Um dia perguntei para o NOÉ: Por que você sempre responde as pessoas dessa forma ?
Ele então me respondeu: Carlinho...esse povo é um povo sofrido...que está cansado de ser enrolado...cansado de burocracia. NÓIS VAI VÊ SE DÁ UM JEITO...é uma maneira carinhosa de dizer...que você se importa com o problema do outro...e que fará de tudo para ajudá-lo.
NOÉ entende o povo, dialoga com o povo, ajuda o povo...porque ama o povo.
NOÉ É...E SEMPRE SERÁ...O MAIOR POLÍTICO DA REGIÃO DO GRANDE CANTAGALO...
Quero um AMOR MADURO...
Cheio de doces energias...
Que goste de brincar como uma criança...e traga muita intensidade para os meus dias.
Há muitos anos atrás...aqui em Cássia...havia um brilhante DOUTOR. Além de muita sabedoria...ele tinha uma oratória invejável. Meu pai era fã dele. E, apesar da distância intelectual que os separava...criou-se entre eles uma grande amizade.
Meu pai(Bento da Vitamina) era comerciante de frutas e verduras...ali na Praça Barão de Cambuí. Todas terças e sextas feiras ele ia em Franca fazer compras...e era num daqueles dias que o Doutor vinha no comércio de meu pai...fazer suas compras de frutas e verduras bem fresquinhas.
Naquele tempo as pessoas compravam a prazo no comércio local...por um sistema chamado de CADERNETA. Isso é, todos os itens comprados eram anotados DETALHADAMENTE numa caderneta em nome do cliente.
Naquela época eu ajudava o meu pai no comércio e desenvolvi uma certa antipatia pelo Doutor. Pois ele, por exemplo, na hora da compra... colocava tomates na balança...se o peso dos tomates era de 4 quilos e 600 gramas...ele dizia para o meu pai: Bento...anota aí...4 quilos de tomate. E meu pai anotava os 4 quilos na caderneta. E assim se sucedia com todas as mercadorias que ele comprava. Ou seja...ele sempre estava levando vantagem. Eu ficava puto da vida, pois achava que ele estava enganando o meu pai.
Foram anos acontecendo isso. E apenas uma vez questionei meu pai sobre a sua atitude de se deixar ser enganado. E ele me disse: Fica quieto...porque eu sei o que estou fazendo.
O Doutor foi embora de Cássia...meu pai continuou no comércio. Mas a amizade entre os dois continuou. Pois todas as vezes que ele(Doutor) passava por Cássia...dava uma paradinha no comércio de meu pai.
E numa dessas paradinhas do Doutor...eu resolvi questionar o meu pai mais diretamente...sobre o por que que ele deixou o Doutor enganá-lo por tanto tempo ?
Meu pai me olhou com um sorriso bem tranquilo e disse-me: O DOUTOR PUNHA O "PESO" QUE ELE QUERIA...E EU PUNHA O "PREÇO" QUE EU QUERIA NA CADERNETA...rsrsrrs
Eu e o JÓ PARREIRA trabalhávamos na Cooperativa de Cássia. E tudo começou quando o Jó Parreira comprou umas galinhas do Seu Alvarino...mas não as pagou e nem foi buscá-las.
O tempo passou...e eis que um belo dia...presenciei o seguinte diálogo entre o Seu Alvarino e o Jó...lá no Posto de Gasolina da Cooperativa: Ô Jó...sabi aquelas galinhas ki ocê mi comprô ?...Pois é...todas elas já tem pinto...rsrsrrsrs O Jó respondeu: Então Sô Alvarino...nóis vai disfazê u negócio...purque eu num quero PINTO de jeito nenhum...rsrrsrs O Seu Alvarino respondeu: Mais purque Jó ?...Eu dêxo ocê pegá us PINTO...rsrsrs Eu falo pra todo mundo...ki us PINTO ki tem lá em casa...são todos teus....rsrsrrs
E ai começou aquela risaiada...porque onde o Jó e o Seu Alvarino estavam...tinha sempre bom humor.
O SEU ALVARINO FERREIRA DE MORAIS era um MESTRE...na Psicologia de negociar.
Certa vez passava eu pela Praça Barão de Cambuí...quando o Seu ALVARINO me chama e me diz: Ô CARLINHO...eu tô falano pu moço aqui(di Pratápolis)...ki 35 mille ocê mi ofertô nas vaca...num foi ?.........Eu, pego completamente de surpresa, CONFIRMEI...e continuei indo para onde eu ia.
Passados alguns dias...eis que me reencontro com o Seu ALVARINO. E ele sorrindo me diz: Vindi as vaca pu homi di Pratápolis por 36 mille. E então nós dois caímos na risada...SIMPLESMENTE porque eu NUNCA COMPREI E NUNCA VENDI NENHUMA VACA EM MINHA VIDA.
A HISTÓRIA QUE VOU CONTAR É VERDADEIRÍSSIMA.
Em 1.975 eu trabalhava como auxiliar de escritório na cidade de Cássia-MG... numa Revendedora de Automóveis VOLKSWAGEM chamada AUTO CÁSSIA LTDA. Certo dia um Senhor, carregando um embornal, vestindo roupas simples e um chapéu...apeou de seu cavalo e veio ver os nossos carros novos...que estavam em exposição para venda. Logo ficou encantado com uma VARIANT cor laranja forte. Um dos Donos da Revendedora...que era também o vendedor oficial(ADALBERTO)...intuindo que era apenas mais um curioso...não lhe deu a mínima atenção. Esse Senhor era meu conhecido...e ele me vendo...veio até a mim e perguntou-me: MININO...quanto custa esse carro ?...Disse-lhe o preço, ele me olhou, me sorriu...e sem nenhum vacilo disse: É MEU ! Tirou o dinheiro do embornal e pagou o carro a vista. EU QUASE CAÍ DAS PERNAS...rsrrsrs
O cliente que comprou o carro chamava-se ALVARINO FERREIRA DE MORAIS.(Pai do Adolfo do Bar e da Neusa da Caixa Econômica Federal).
Texto publicado no Jornal A VANGUARDA em 23/08/2.008. Sobre um casal simples...mas admirável pelo seu companheirismo e cumplicidade.
Aqui em Cássia ainda existem casais que parecem ETERNOS NAMORADOS...parece que nasceram um para o outro.
Observando-os com atenção e vendo a sua sintonia, o seu ritmo gostoso e equilibrado de viver...chego a doce conclusão...que essa maravilhosa química...SÓ PODE SE CHAMAR AMOR.
Todavia existem casais...que além de tudo o citado acima...ainda acrescentam um condimento maravilhoso na relação: o HUMOR. Parecem dizer ao mundo que eles estão felizes...e que querem dividir essa felicidade...com todos os que os circundam.
NUNES & NATÁLIA são assim...levam alegria e bom humor para onde vão...parecem duas crianças...que deixam o sol iluminar os seus sonhos, os seus caminhos...enfim as suas vidas.
Eles enrugaram a pele, mas o coração e a alma estão sempre jovens. Eles expressam isso o tempo todo...através de sua alegria de viver, do seu jeito fácil e amigável de se comunicarem...e de suas gostosas gargalhadas.
Festa que os dois estão...é sempre uma festa boa.
Muitos dizem que a vida é uma grande aventura, porém para o NUNES & a NATÁLIA...a vida parece ser uma grande piada...e o melhor jeito de vivê-la é com humor.
ILUMINADOS por uma relação sólida e parceira...eles esbanjam as delícias do envelhecer...com harmonia e sabedoria.
Amar por alguns instantes ou por uns tempos...É FÁCIL.
AMAR DURANTE UMA VIDA INTEIRA É APENAS PARA ALGUNS...PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE.
NUNES & NATÁLIA...ETERNOS NAMORADOS.
A única coisa que posso fazer...é imaginar, sonhar, fantasiar...com tudo o que você me faz sentir.
Por isso agradeço demais por você existir.
Sabe...o meu QUERER por ti tem tanta verdade...acho que o meu coração sabe...que você pode me dar a mais completa Felicidade.
O GRANDIOSO PRESENTE.
Em 1900 e não sei quanto...DEUS estava passeando tranquilamente pelo PARAÍSO. De repente olhou para o calendário e viu que era 22 de Maio. Então ele disse a si próprio: HOJE ESTOU COM MUITA VONTADE DE PRESENTEAR. Simultaneamente colocou o dedo num determinado ponto da Terra...logo aquele minúsculo lugar foi iluminado pela Luz DIVINA. O lugar escolhido por DEUS era nossa querida Cássia.
Inspirado pelo som das harpas angelicais DEUS disse: MEU PRESENTE PARA CÁSSIA SERÁ A MÚSICA E MEU PROPAGADOR OFICIAL DE MÚSICA EM CÁSSIA...SERÁ UM SER HUMANO MUITO NOBRE, GENEROSO, DEDICADO E COM TOTAL DESAPEGO DAS COISAS MATERIAIS.
E foi assim que DEUS apontou novamente o dedo para a Terra...e localizou no Estado do Rio de Janeiro...o maior PRESENTE HUMANO...que nossa cidade já recebeu: O NOSSO ILUMINADO E QUERIDÍSSIMO PROFESSOR HEITOR...que na verdade era um ANJO disfarçado de SER HUMANO.
O PROFESSOR chegou e com a sua simplicidade carismática, com seu jeito amigo e terno...pouco a pouco foi transformando o cenário Cassiense...com a sua varinha mágica musical. TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM MÚSICOS E EM HOMENS DE BEM.
Por isso Cássia agradece sempre a DEUS...por esse precioso e maravilhoso presente...chamado PROFESSOR HEITOR.
Saiba PROFESSOR HEITOR, que nós... POVO DE CÁSSIA...seremos AMIGOS PARA SEMPRE DO SENHOR.
OBRIGADO ANJO QUERIDO.
Em 2.008 escrevi um artigo no Jornal Cassiense A VANGUARDA...sobre um rapaz de origem humilde...que teve que superar com a sua enorme determinação...todos os obstáculos possíveis para se tornar um MÉDICO.
O FUTURO MÉDICO DE CÁSSIA.
Num final de semana...estava eu cortando o cabelo no salão do meu amigo ALCEU, quando por lá apareceu um rapaz simples, magro, risonho... aparentando não mais que 20 anos...com um estetoscópio a tiracolo.
Agia como se já fosse médico e mostrava muita segurança no seu jeito de ser e falar. Seu olhar era firme, porém generoso e amigo...além disso tinha o ar de estar de bem com a vida e consigo mesmo.
Segundo me contaram...o moço circulava pelo Bairro do Patrimônio...exercitando com alegria e dedicação os seus conhecimentos médicos como: medindo pressão, observando doentes, fazendo pequenos curativos e até indo acompanhar um paciente até Passos.
Soube que ele é estudante de Medicina da UNIFENAS, que é um aluno brilhante e que já está estagiando no Hospital de Cássia. Ele mora na Rua Quintino Bocaiúva, no Bairro Patrimônio, que se chama LOIDE...e que é filho da Dona Rita e do Seu Loide e tem um irmão chamado Leonardo.
O LOIDE é um estudante diferenciado, pois está provando através de suas ações, que é possível interagir de maneira significativa em nossa Comunidade...mesmo como estudante.
Esse rapaz tem um potencial fantástico e com grande vontade de servir o próximo. Enfim uma verdadeira vocação para a medicina. Associei-o ao Evangelista Lucas...que foi um médico maravilhoso. E pedi a DEUS para proteger, iluminar, guiar e abençoar esse rapaz...para que no futuro...ele possa emprestar o seu maravilhoso dom de curar com carinho e atenção...AO POVO DE CÁSSIA.
LOIDE...você já tem alma e atitudes de um grande médico...e nós nos orgulhamos de você.
Continue como você é...pois você é maravilhoso assim...
Em 2.007 o Corinthians caiu para a Segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E eu...para tirar um sarrinho nos meus amigos Corinthianos...EDMILSON(Prefeitura) e Dr. Luiz Alberto(BEBETO) escrevi esse texto no Jornal Cassiense A VANGUARDA.
Passando pelo CORREDOR DO CANTAGALO...na noite do dia 01/12/2.007...encontrei um DESPACHO(charuto, pinga, velas acesas, um frango e uma pequena estátua de São Jorge). Fiquei curiosíssimo para saber...para quem era aquele servicinho, porém como bom cidadão que vive na região...parei o carro e fiz uma limpeza na área. Dei o charuto e a branquinha para um amigo, o frango quem saboreou foi o meu cachorro e as velas estão na minha casa...a espera do próximo apagão elétrico. A única coisa que deixei no local...foi a estátua de São Jorge.
Voltando para casa fui dormir...porém não conseguia pegar no sono, pois minha consciência estava me acusando de alguma coisa. Quando enfim adormeci tive um sonho horrível: "SONHEI que São Jorge havia caído do cavalo, meu cachorro havia morrido de congestão...e que meu amigo havia se acidentado involuntariamente com fogo...ao deixar o charuto aceso em contato com a pinga de alto teor alcoólico. Acordei assustado, tentei acender a luz, porém não tinha eletricidade. Procurei as velas do despacho...porém não as encontrei. Quando acordei de verdade...vi que tudo nada mais era do que um pesadelo."
No domingo 02/12/2.007, após a GRANDE TRAGÉDIA...que foi o Corinthians cair para a segunda divisão...após o empate com o Grêmio de Porto Alegre...dei-me conta que o Corinthians ainda poderia estar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro..se eu(por minha culpa, minha máxima culpa) não tivesse desmanchado o Despacho que salvaria o Corinthians. Tudo isso porque deixei São jorge sozinho no escuro, sem charuto, sem frango e sem a branquinha.
VIVA O CORINGÃO PARA SEMPRE !
Quando a esposa do Seu JOÃO LUCAS morreu ele parou de escrever a sua famosa "CONVERSA DE BOTEQUIM"...no Jornal Cassiense A VANGUARDA. Até que um dia...ele saiu de seu silêncio e publicou uma belíssima e comovente carta de amor chamada...SAUDADES DA MINHA TEREZA.
Em 2.008...um ANJO(em sonho) me entregou uma carta-resposta da Dona TEREZA para o JOÃO...e eu a repasso para vocês na íntegra.(Na época publiquei essa carta na VANGUARDA...quando o Seu JOÃO ainda vivia.)
Céu, 27 de Abril de 2.008
Meu eterno amor JOÃO !
Adorei o teu artigo da Vanguarda de 24/02/2008(-Saudades da minha TEREZA). Foi uma profunda, comovente e linda declaração de amor. Muito obrigado.
Sabe JOÃO...você foi o meu Céu na Terra. Você é o Ser Humano mais sensível, mais divertido, mais carinhoso e atencioso que conheci. Você é...e sempre será o meu anjo, o meu maridão maravilhoso, o amigo de todas as horas...enfim o companheiro ideal. Te amar JOÃO...foi a minha mais linda e doce aventura.
Não se preocupe comigo querido...eu estou super bem aqui no céu. Todavia estou muito preocupada contigo...pois quero ver o meu JOÃO feliz novamente.
Sabe, contei pra todo mundo aqui no Céu, que meu marido é um GRANDE ESCRITOR. Entretanto todos os domingos quando recebo o Jornal A VANGUARDA, procuro por tua coluna "CONVERSA DE BOTEQUIM"...e não encontro nada.
Não sei se você sabe JOÃO...aqui no Céu ninguém chora, ninguém sente saudades e ninguém lamenta. Por isso meu querido...quero te pedir um super favor: volte a escrever para mim a tua coluna de humor. Fazendo isso você me fará ainda mais feliz do que já sou.
Até qualquer dia meu querido e amado JOÃO !
Beijos carinhosos de tua TEREZA.
O BEM é um Cassiense amadíssimo por todos nós. Está sempre bem humorado, tem espírito inocente...e é gentil e atencioso com todo mundo.
Houve um tempo em que ele ficava ali na Praça Barão de Cambuí...batendo papo com os amigos...ou observando o fluxo do cotidiano. Ou seja...das 7 da manhã até ao meio dia ele ficava à toa...do meio dia até as 19.00 horas ele não fazia nada...e a noite ele descansava.(Ele é aposentado).
O BEM assim como muitos Cassienses...gosta de um Barzinho e de uma farrinha saudável e sem compromisso. Enfim...ELE é uma pessoa fácil de se enturmar; todavia o BEM é muito sensível e não gosta de ser desprezado. Ele tem um mecanismo de defesa bastante original...para dar o troco naqueles que lhe tratam com desprezo.
A história toda começou numa sexta feira...quando a MARIA ZÉLIA, já meio de fogo, convidou o BEM para se juntar a sua mesa de amigos. A partir daquele momento a noite se tornou uma criança, pois o BEM embarcou na onda da turma da MARIA ZÉLIA e tudo se tornou alegria.
No dia seguinte(sábado), mais ou menos na mesma hora, no mesmo bar...a turma da MARIA ZÉLIA estava novamente reunida.Eis que chega o BEM, todo feliz, para se juntar ao grupo. A reação da MARIA ZÉLIA (que estava sóbria) foi imediata, pois fechou a cara para o amigo e disse-lhe: VÊ SE DÁ UM TEMPO BEM !
O BEM não se intimidou, sorridente e de um jeito inocente...olhou no fundo dos olhos da linda MARIA ZÉLIA e disse: O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONTIGO PRIMA...POR ACASO VOCÊ ESTÁ.............M I S T U R A D A ???????
HIGINO SALERNO certamente foi um dos homens mais misteriosos de Cássia. Sabia encantar as pessoas com a sua fala macia e com a sua sabedoria. A falta da visão fez com ele desenvolvesse uma extraordinária sensibilidade e uma fantástica capacidade de intuir. Discreto, reservado, disciplinado, tinha uma dieta alimentar inteligente e praticava exercícios físicos diários.
HIGINO dizia que o melhor professor que existia...era a SIMPLICIDADE...pois é ela que faz o Ser Humano ser mais HUMANO. A maioria de seus amigos eram pessoas simples.
Era mais de ouvir do que falar...e quase nunca alterava a voz.
Praticava o ocultismo...como o tarô, a cabala, a quiromância e a astrologia. Era requisitadíssimo para olhar a sorte das pessoas.
Além de ESCULTOR...foi um Grande Místico. Foi também um Psicólogo nato...um profundo conhecedor da natureza humana, do mundo biológico e do mundo astronômico.
HIGINO sabia lidar com o novo, o diferente, o estranho, o louco e o misterioso de uma maneira simples e flexível. Para ele nada era complicado...tudo tinha uma explicação e uma solução. Tudo fazia parte de um grande processo de aprendizagem...chamado VIVER.
HIGINO adorava a máxima Socrática: "HOMEM, CONHECE-TE A TI MESMO."
Para ele...VIVER significava enfrentar a vida com um espírito de grande abertura e disponibilidade...para reconhecer aspectos sempre novos de si mesmo e dos outros.
Uma vez HIGINO contou uma história...que teve uma importância espiritual fundamental em minha vida. "Era uma Lenda Indiana que conta...que quando o CRIADOR DO MUNDO quis esconder do homem a sua divindade, não julgando seguro nem mesmo os abismos mais remotos e escuros...nem os cumes das mais altas montanhas...escondeu-a na profundidade de nosso próprio Ser, pois sabia que dificilmente nós pensaríamos em procurá-la ali."
HIGINO faleceu no dia 11/05/2.008...um dia numerologicamente místico...pois o resultado da soma dessa data é o número 8. O número 8 deitado simboliza o ilimitado, o infinito...ou dois mundos entrelaçados.(o visível e o invisível).
HIGINO faz parte da CONSTELAÇÃO DOS SALERNOS de Cássia, que vieram para brilhar, fazer história e dar muito orgulho ao nosso povo.
GRANDE MESTRE HIGINO...você cumpriu o teu papel com muita nobreza e dignidade. OBRIGADO.
Nas festas beneficentes da Igreja de minha cidade(BARRAQUINHA)...existia o chamado CORREIO ELEGANTE...que nada mais era do que a troca de bilhetinhos amáveis entre as pessoas...visando futuras relações. O CORREIO ELEGANTE era impresso na Gráfica da Prefeitura de Cássia em blocos pequenos com o timbre da festa.
Com 15 anos e meio de idade...eu nunca tinha recebido sequer...um CORREIO ELEGANTE. Isso me fazia sentir no time dos excluídos. Sentia que tudo em mim era demais...tímido demais, inseguro demais, magrelo demais e pobre demais. Minha autoestima estava baixíssima. No colégio os estudos iam de mal a pior, pois não conseguia me concentrar. Mas eis que numa aula do Irmão BELUCCI...aprendi a famosa Regra de OURO: "DÊ AOS OUTROS O QUE QUERES RECEBER." E foi aí que tudo mudou.
Naquela época um dos lugares que eu mais frequentava era Gráfica da Prefeitura. Lá o meu amigo e vizinho NADIR...me ensinava um pouquinho de tipografia.
Diante de tudo o que narrei acima tomei uma decisão: Iria ser um VOLUNTÁRIO DA FELICIDADE. E foi assim que me apossei lá na Gráfica da Prefeitura...DE DOIS BLOQUINHOS DE IMPRESSOS DE CORREIO ELEGANTE...com o timbre da festa e fui para casa. Em casa preenchi todos os bloquinhos de Correio Elegante(mais ou menos uns 100), com versinhos de amor que eu mesmo fiz.
No outro dia fui para a festa da BARRAQUINHA mais cedo...e me voluntariei para ser entregador e receptor de Correios Elegantes. Fui aceito...e de imediato comecei a trabalhar. A minha estratégia consistiu em observar todos os meus conhecidos(homens e mulheres) que me pareciam excluídos...OS TÍMIDOS, OS FEIOS, OS POBRES, OS COM CARA TRISTE, OS MAGRELOS, OS GORDOS, OS ESPINHENTOS, OS CHATOS etc e enviar-lhes CORREIOS ELEGANTES ANÔNIMOS.
Mas o mais lindo aconteceu...quando uma menina que também era voluntaria da festa...me entregou o primeiro CORREIO ELEGANTE...que recebi em minha vida.
Saí de fininho da festa...fui para um lugar isolado e chorei de felicidade.
Meu amigo ESPERA foi um grande contador de causos e mentiras também...eis uma delas: Em 1900 e antigamente morávamos numa fazenda e resolvemos adotar um filhote de macaco...que havia se perdido do bando. Colocamos nele o nome de CHICO. Ele era inteligentíssimo.
Um belo dia nosso pai, que era muito farturento, trouxe dois sacos de amendoim com casca...para fazermos pé de moleque.
Começamos imediatamente, com a ajuda do CHICO, a descascar todo aquele amendoim. Foi uma folia daquelas !....Quando mamãe acabou de torrar o amendoim...e estava preparando-se para moê-lo...lembrou-se do terço...que tínhamos que ir...na casa da tia Ambrosina. Então mamãe interrompeu tudo e mandou-nos para o banho. Ficamos decepcionados, pois o pé de moleque, por causa do terço...teria que ficar para o outro dia.
Fomos para o terço contrariados...O macaco CHICO não foi, pois não sabia rezar. Durante o terço só pensávamos no pé de moleque. Todavia...quando voltamos para casa, tivemos uma SUPER surpresa...pois o CHICO havia moído todo o amendoim e feito o pé de moleque mais gostoso do mundo.
Quem consegue decodificar as nossas vontades ou desejos...consegue nos seduzir. A sedução tem mecanismos engenhosamente sutis...que combinam estrategicamente sensações acuradas com racionalidade...para chegar aos seus objetivos. A história bíblica de Adão e Eva...exemplifica bem o conceito de que...precisamos experimentar as armadilhas...para ver como elas são.
Não existe pessoa mais boba e generosa...do que uma pessoa apaixonada. Ela simplesmente quer dar o UNIVERSO...para a sua paixão.
Certa vez, aqui em Cássia, tive uma paixão platônica por uma moça...e decidi que iria lhe dar uma correntinha de ouro como presente. Tenho que frisar que a moça em questão...não tinha a menor ideia de meus sentimentos. Era pura ilusão minha.
Procurei a Dona Jurandira(mãe da Ronei Freitas) e comprei dela uma correntinha de ouro linda...que tinha como detalhe dois corações entrelaçados. Dei uma entrada e paguei o restante em dez prestações mensais.
Comprei o envelope de carta mais lindo...que tinha na Papelaria da Dona Nair do seu JUJU...e escrevi um bilhetinho assim: Sonho contigo noite e dia...Quando penso em ti...dispara o meu coração......Me diga meu DEUS o que é que eu faço...com tanta paixão ?...Escrevi seu nome em letras de forma no envelope, coloquei a correntinha dentro, colei-o bem colado, selei-o, carimbei-o com um carimbo qualquer...e coloquei-o, ANONIMAMENTE, embaixo de sua porta...como se tivesse sido entregue pelo Correio.
Depois de muitos anos passados...estava eu na Rodoviária de Franca...aguardando o ônibus para Cássia...e me dou de cara com a minha ANTIGA PAIXÃO. E dependurada em seu pescoço vejo a correntinha de ouro entrelaçada com dois corações. Como bom conterrâneo cumprimentei-a e começamos a papear. Falamos um pouquinho de nossas vidas...e então dando uma de inocente...olhei na correntinha e disse: Estou vendo dois corações entrelaçados na tua correntinha...eles representam os teus dois filhos ? Ela riu e me disse: Não...essa correntinha é meu amuleto da sorte e por trás dela tem uma história de amor que não aconteceu.
Sem querer...na verdade querendo muito...sentei-me ao lado dela no ônibus...e pedi-lhe que me contasse a história da correntinha. Quando ela terminou de contar-me em detalhes a história que não aconteceu...perguntei-lhe: O CARA DA CORRENTINHA TINHA CHANCES DE SER CORRESPONDIDO ?
E ela com a voz emocionada disse-me: NÃO TEM UM DIA SEQUER que não penso nele.
Há muitos anos atrás...era costume colocar um policial militar...para controlar o TRÂNSITO DE CÁSSIA. Normalmente ele ficava ali, em algum lugar da Praça Barão de Cambuí. O militar que mais exerceu essa função na nossa Comunidade foi o WALTER SOLDADO. O WALTER sempre foi muito educado, de fala mansa mas enérgica e levava muito a sério o que fazia.
As infrações mais comuns eram: Motoristas sem carta, menores dirigindo e problemas na documentação dos carros. O WALTER funcionava como um "PAIZÃO" no trânsito. A primeira infração era uma advertência, a segunda era um aviso de que não perdoaria...de forma alguma...a terceira.
Algumas pessoas criaram birra do WALTER...por serem autuadas fora da LEI. Todavia a ideia do WALTER não era a de aplicar multas de trânsito...mas sim a de educar os motoristas.
E foi assim que o tempo passou...e o WALTER criou uma linda e exemplar família em Cássia, fez muitos amigos e passou a ser uma referência Histórica como policial em nossa cidade.
Foi promovido a CABO e aposentou-se. Enfim cumpriu o seu papel como policial e Ser Humano com seriedade e dignidade.
Tempere o teu COMPORTAMENTO...com o MEL da DAÇURA. E cozinhe-o, em banho maria, no fogo da loucura.
Estou aprendendo a ser pai...
Erro o tempo inteirinho...
Ás vezes por falta...
Ás vezes por excesso de carinho...
Em época de Eleições Municipais...se você quiser saber o resultado antecipado...é só ver onde o MARCINHO faz o ponto. É tiro e queda...o homem é um verdadeiro talismã.
MARCINHO FREITAS filho do Seu Ormando Freitas é uma pessoa indispensável...em todos os grandes e pequenos eventos de nossa cidade. Seja num velório, numa manifestação popular, festas etc. Participa de tudo de maneira discreta...sempre sorrindo e observando cada lance dos acontecimentos.
Todos os dias o MARCINHO faz os seus passeios...Gosta muito da Praça do Fórum(perto dos taxistas), do Bar do Augusto(Pracinha da Rádio), do Bar do Sherman e da Rodoviária.
MARCINHO tem muitos amigos...é uma pessoa queridíssima e adora uma boa prosa...principalmente se for uma fofoca política. Seu grande ídolo é o saudoso Afrânio Spósito(segundo ele o MAIOR PREFEITO DO MUNDO).
Mas o que o Marcinho gosta mesmo é de música sertaneja, não perde um programa dominical sertanejo ao vivo...comandado por seu amigo...o Grande Radialista Antonio de Souza...na Rádio Cultura de Cássia.
Se o MARCINHO te der um tapinha nas costas...acompanhado de um doce sorriso...podes ter a certeza que estás na sua seleta lista de amigos do peito; e isso é de suma importância...PORQUE O MARCINHO É FIEL, VERDADEIRO, BOM FILHO, RELIGIOSO, EDUCADO, SENSÍVEL, GENEROSO, AMA MUITO CÁSSIA...e tem uma INOCÊNCIA LINDA.
Cássia é uma cidade maravilhosa...que é protegida por anjos.
Anjos que por onde passam deixam alegria, doçura e muita serenidade.
VIVA OS ANJOS !
Quero continuar sonhando contigo sim...Sonhar que um dia poderás gostar de mim...Porque se eu parar de sonhar contigo...será o meu fim.
Quanto mais nos dividirmos mais infelizes seremos. Quanto mais dividirmos mais felizes seremos.
Se o adulto não cuidar de sua criança interior...será um ser sombrio e vazio de amor. E fará como aquele rio que recua...ao invés de ir em frente. E normalmente a loucura do TER...toma conta dessa gente.
Por aí pode ser por aqui...
Por aqui pode ser por aí...
Basta a nossa vontade de felicidade.
E AÍ ?
Esse teu sorriso largo me encanta...
Tua boquinha me enche de desejos...
Queria estar pertinho de ti agora...
Para encher-te de beijos.
Eram duas cisternas que se amavam...mas que tinham consciência...que só poderiam fluir o seu amor através de suas águas.
Foi assim que se aliaram ao "CUIDAR" para ajudá-las. ELE passava o tempo todo...transportando as águas de uma para a outra.(e vice-versa).
E ELAS(as cisternas) descobriram...que sem o "CUIDAR"...nenhum AMOR sobrevive.
Existem amores que não podem ser vividos...apenas sentidos. Será que o nosso será sempre assim ?
Apesar do Egoísmo que reina no mundo de hoje...sempre houve em Cássia...pessoas de infinita bondade. Gente que se preocupa com o próximo e com as necessidades deles.
"JESUS disse que o fermento deve permanecer oculto no fundo da vasilha que contém a massa...para trabalhar em silêncio...até que a fermentação tenha invadido, pouco a pouco, toda a massa que deverá tornar-se pão." Pois foi assim em silêncio, como o fermento, que agia um MARAVILHOSO CASSIENSE, super discreto, simples mas culto, que construiu uma família exemplar. Um Ser Humano diferenciado, que praticou a filantropia sem nenhuma ostentação, que sempre manteve uma grande honestidade de caráter, que era dono de um espírito nobre, de um coração sincero...e que levou a sério tudo o que fez.
OTÁVIO BORGES CAMPOS(Nosso queridíssimo SÔ TAVICO)...foi em Cássia...símbolo de GENEROSIDADE, SOLIDARIEDADE, EXEMPLO DE VIDA E DE AMOR AOS MAIS NECESSITADOS.
SÔ TAVICO...queremos agradecer-lhe pela imensa contribuição que o SENHOR sempre deu a Comunidade Cassiense...por seu incansável e maravilhoso trabalho como BENFEITOR VICENTINO...e por ter sido um SER HUMANO TÃO BOM E TÃO PRESTATIVO.
Dizer-lhe também...que o povo de Cássia se orgulha muito do SENHOR...e que tem uma imensa gratidão...por tudo o que o SENHOR fez por nossa Comunidade.
UM COELHO MUITO ESPECIAL.
Cássia é um lugar repleto de COELHOS...eles formam uma das famílias mais tradicionais e queridas de nossa cidade. Hoje falarei de um GRANDE COELHO...um homem que durante toda a sua vida...colocou-se a serviço de nossa Comunidade. Um homem de espírito progressista, inovador, empreendedor; bem a frente de seu tempo...que sempre sonhou com uma Cássia planejada, moderna...e com um alto grau de qualidade de vida para o seu povo.
Quando Prefeito...ANTONIO COELHO DE MELO LEMOS elaborou o Primeiro Plano Diretor...que norteava o desenvolvimento planejado de nossa cidade. Trouxe para Cássia as primeiras construções populares(C A S S I A L A R), a COOPERATIVA e o BANCO DO BRASIL.
Foi um dos pioneiros do Cooperativismo em Cássia. Gerenciou a Cooperativa de Cássia com grande visão empresarial...e com isso houve uma expansão espetacular durante a sua gestão.
Construiu em Cássia junto com a Dona REMILDA uma maravilhosa família(Maurício, Mauro, Celina, Cândida Emília e Rêmulo).
Merecidamente Cássia deu para uma de suas principais Avenidas o nome de: AVENIDA ANTONIO LEMOS.
Uma vez o Seu Antonio Lemos disse-me que Cássia é como um diamante...que aos poucos vai ganhando o seu brilho. Essa frase demonstra o quanto o Seu Antonio Lemos acredita no potencial de Cássia e de seu povo.
Por isto e por muito mais posso afirmar que...o Seu Antonio COELHO de Melo Lemos...é um COELHO muito especial para o povo de Cássia...Pois ELE é, foi e sempre será...o nosso COELHO DA SORTE...
Dizem que às vezes...apenas um sorriso...pode abrir a porta de um coração. O TEU abriu O MEU.
Sabe essas mulheres...que mesmo sem saber porque...por elas morres de paixão ?
VOCÊ é assim...dentro de mim...pois moras em meu coração.
Meu pai dizia: Após os 60 anos...SE NÃO AMOLECERMOS...as coisas ficam duras demais para nós.
Um dos melhores PREFEITOS de Cássia de todos os tempos foi o AFRÂNIO SPÓSITO. De gênio forte, estabanado e prático...agia sempre com determinação e paixão quando cuidava dos interesses do município.
Naquela época o LIXÃO de Cássia ficava uns 100 metros abaixo da Casa de Chocolates da Rita Dutra ...praticamente no centro da cidade...e incomodava muito.
Contam que um certo desafeto político seu...foi provocá-lo sobre o problema do LIXÃO dizendo-lhe: Ainda não nasceu o Prefeito capaz de desativar esse LIXÃO.
O Afrânio que era do estopim curto respondeu-lhe: pois considere o LIXÃO desativado...e digo ainda mais...o NOVO LIXÃO irá para perto de tua casa.
Eu poderia contar o final da história...mas prefiro que cada um use a sua imaginação.
OBSERVAÇÃO: Qualquer semelhança do AFRÂNIO com o BOLSONARO...é pura coincidência.
A Zona de Meretrício de minha cidade consistia de duas pequenas ruas...com casa simples e desleixadas. De dia as ruas pareciam normais, mas com o cair da noite...AS MENINAS COLOCAVAM ROUPAS PROVOCANTES...e ficavam nas portas das casas esperando os clientes.
Um dia chegou na Rodoviária da cidade uma Japonesinha(MAYUME)(Naquela época não havia Japoneses na cidade)...e pediu ao Seu ORLANDO DO TAXI...para levá-la até a CORÉIA(Nome de nossa ZONA). Eu na época era um rapazinho magrelo, espinhento, virgem...e claro, louco pra afogar o ganso.
A MAYUME não saía de minhas duas cabeças...e naquela noite, na cama, deixei as minhas mais quentes fantasias galoparem...DELICIOSAMENTE...em direção da sedutora MAYUME.
Como qualquer adolescente que adora contar vantagens...no outro dia cheguei no colégio...e contei para um amigo fofoqueiro sobre a MAYUME. E aproveitei para inventar...que eu havia sido o seu primeiro cliente. A notícia se espalhou dentro da escola...e rapidinho me tornei um HERÓI. Foi então que o ERNESTO...um rapaz metido a sabichão perguntou: O QUE ESSA JAPONESA TEM DE ESPECIAL QUE AS OUTRAS NÃO TÊM ?
E eu, como se fosse uma grande autoridade no assunto...respondi-lhe: A PERSEGUIDA DELA NÃO É NORMAL...É ATRAVESSADA.
Foi um silêncio geral !
E aí eu contei...TUDO O QUE NÃO ACONTECEU...em detalhes...rsrrs